Home Sobre o Blog Quem somos Contato Midia Kit Categorias


Eu cresci ouvindo adultos ignorarem o que as crianças diziam com a frase “são só crianças”, como se a forma que elas se expressam não fossem importantes e não passassem de coisinhas bonitinhas. É hora de desmistificar!

Nesse post, em específico, quero falar sobre uma fase (que já até citei no post sobre mães e mercado de trabalho) chamada de “1ª Infancia”. Essa fase compreende desde o nascimento do bebê até seus seis anos de idade e pasmem : alguns pesquisadores a consideram a fase mais importante da vida do ser humano. Por que? Se pararmos para analisar bem ate os seis anos de idade o ser humano passa por MUITAS transformações de forma rápida :

  1. Enxergar o mundo em cores
  2. Expressar-se com gestos e sorrisos
  3. Deitar-se de bruços
  4. Sentar-se sozinho
  5. Mastigar/Ingerir alimentos além do leite materno
  6. Rir! <3
  7. Engatinhar
  8. Andar
  9. Falar
  10. Compreender que é um indivíduo (antes o vínculo com a mãe é tão forte que não há distinção para o bebê)
  11. Integração social (creche/escola) : contato com outras crianças
  12. Questionar-se : o porquê das coisas

 

Essa lista é pequena e simbólica para demonstrar a quantidade de descobertas que um ser passa em pouquíssimo tempo! Já refletiram sobre isso? E justamente por isso que os pais nao devem ignorer as expressoes dos seus bebes e crianças. Eles falam (mesmo não oralmente). Eles SENTEM. Eles sabem quando são amados (ou não…). Por isso, a importância de demonstrar carinho, incentivar o desenvolvimento dos filhos com brincadeiras, músicas, interações fora de casa. Segundo a UNICEF, “cerca de 30% das crianças no mundo não atingem sua plena capacidade por falta de incentivo” (Revista Crescer).

 

Não são “só” crianças. São CRIANÇAS. Esponjas vivas que absorvem o que está a sua volta.

 



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://chadasphynas.com/desmistificando-o-sao-so-criancas/) [
function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/chada431/public_html/wp-content/themes/tema/functions.php on line 99
comente!